segunda-feira, 4 de abril de 2011

Você é um profissional proativo? (por Reginah Araújo)

Proativo é o profissional que enxerga além do que vê e busca sempre se atualizar.


Aquela pessoa que não tem medo de errar e que pensa sempre na frente. Prevê as necessidades e resolve problemas, antevê os conflitos e os resolve de pronto. Não tem soluções prontas, cria uma para cada situação.


Uma pessoa equilibrada e feliz, já que não deixa nada para trás e administra bem seu tempo, sem deixar que trabalhos e retrabalhos deixem seu dia estressante. Também é motivado já que não recebe advertências, muito menos chamadas de prazo estourado.

Ele tem "atitude".


É dono do seu tempo, piloto de sua aeronave e não fica em cima do muro esperando as coisas acontecerem. Sabe que uma das únicas coisas que todo ser humano possui, igual para todas as pessoas, mesmo o Presidente, o Papa, Silvio Santos ou um mendigo, são as 24 horas do dia.


A maneira como determina seu dia é que realmente faz a diferença entre o profissional proativo ou não. Você sabe que diferença faz no resultado final global (corporativo) contar com pessoas que tenham atitude no trabalho?


Toda diferença. Pessoas proativas estão sempre adiante do seu tempo, fazem as coisas acontecerem e mudam a história de qualquer empresa.


E como se diferencia um profissional com iniciativa de um procrastinador?


Segundo o Dicionário Aurélio, procrastinar quer dizer "transferir para outro dia; adiar, delongar, demorar".


Quantas vezes você deixou alguma coisa para depois e a oportunidade passou? Quantas ideias você teve, não implementou e quando desejou implementá-las já não tinham mais a validade de quando as concebeu? Quantos negócios e oportunidades você perdeu por esperar demais?


O profissional de atitude se torna útil e todos o procuram, respeitam, pedem sua opinião. Aquele procrastinador está sempre adiando trabalho, respostas e reuniões; as pessoas, com o tempo, passam a ignorá-lo e ele não se torna mais necessário.


Eu percebo logo uma pessoa assim quando ligo e a pessoa não atende de pronto.


Ou está em reunião, ou numa outra ligação, ou está ocupada e retorna em um minutinho. E muitas vezes este minutinho demora dias, semanas, meses e dezenas de retornos sem sucesso.


Não é mais fácil atender e resolver em um minuto, mesmo que seja para dizer: “olha, o seu produto, sua proposta, não me interessam!”


As pessoas merecem respeito.


Sempre digo que, se precisar de um favor de alguém, peça-o para alguém muito ocupado; com certeza ele vai arrumar tempo para te atender, enquanto outros...


Mas de onde tirar motivação para adotar esta postura "pra frente”?

De dentro de nós. A empresa, família, amigos não têm a responsabilidade sobre nosso sucesso profissional. Estar sempre antenado e sair à frente em decisões, saber das informações atuais e buscar soluções é muito importante para criar uma atmosfera favorável. A automotivação é fundamental a todos.


Fazer cursos, assistir palestras, ler livros, conversar com pessoas inteligentes e que acrescentem é o caminho para estar sempre motivado e proativo.


E como os líderes podem incentivar esta postura em seus subordinados?


Dica um - motivando-os através de treinamentos, criando uma biblioteca na empresa, em que eles poderão receber prêmios através do numero de livros lidos mensalmente.


Dica dois - buscar a responsabilidade social, trazer para a empresa algum projeto no qual os funcionários se responsabilizem por alguma instituição e trabalhem no mesmo objetivo.


Dica três - criar o funcionário do mês, quando eles serão avaliados através de suas ações e serão premiados pelas atitudes positivas e proativas durante o mês.


Dica quatro - exterminar a procrastinação (empurrar com a barriga). E como exercitar uma postura proativa no dia a dia? Quer algumas dicas?


Primeiro, levantar de manhã como se fosse para uma festa! Procure manter-se feliz e buscar maneiras de obter somente pensamentos positivos.


Segundo, não deixe NADA para depois, mantenha uma agenda sempre a mão e coloque TUDO mesmo anotado de forma clara e sempre atual.


Terceiro, exerça o follow-up – verifique pela manhã as tarefas que não conseguiu realizar no dia anterior e procure executá-las em primeiro lugar neste dia.


Quarto, saiba delegar tarefas. Cobre através do dead line (último prazo). Anote em uma planilha data, nome, ação e data da devolutiva.


Ao solicitar uma determinada tarefa de alguém anote no seu dead line e peça para a outra pessoa anotar também. Sempre pergunte qual a data a ser entregue, no dia, peça para que acompanhe o seu dead line e verifique se cumpriu o prazo; caso não tenha conseguido, pergunte qual o novo prazo de que necessita.


O dead line é interessante até mesmo para nós, pois podemos nos policiar para que não deixemos as coisas para trás.


Quinto, quando possuir um problema que não consegue solucionar, faça um brainstorming (chuva de ideias).


Anote pelo menos dez maneiras diferentes de resolver o mesmo problema, não questione muito, deixe sua mente criar sem restrições e só depois verifique qual solução poderá ser desenvolvida.


Boa Proatividade!


Fonte: Jornal Carreira e Sucesso – 411ª Edição

PS.: Postar este artigo não significa que eu concordo com todo o seu teor.


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